
Modelo de publicação sem fins lucrativos para preservar a natureza acadêmica e
aberta da comunicação científica

PDF gerado a partir de XML JATS4R 343

Artigos Demanda Contínua

O Brasil na geografia da TV pública: uma revisão crítico-
comparativa

Brazil in the geography of public TV: a critical-comparative
review

Almeida de Moraes, Lauro; Vasques Ferreira, Fernanda; Varão, Rafiza

Lauro Almeida de Moraes
lauromoraes@ufpr.br
Universidade Federal do Paraná – UFPR, Brasil
Fernanda Vasques Ferreira
fernanda.jornalista82@gmail.com
Universidade de Brasília – UnB, Brasil
Univ. Federal do Oeste da Bahia - UFOB, Brasil
Rafiza Varão
rafiza@gmail.com
Universidade de Brasília – UnB, Brasil
Universidade de Brasília – UnB, Brasil

Percursos
Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil
ISSN-e: 1984-7246
Periodicidade: Cuatrimestral
vol. 20, núm. 43, 2019
revistapercursos.faed@udesc.br

Recepção: 23/12/2018
Aprovação: 09/07/2019

URL: http://portal.amelica.org/ameli/journal/815/8154471014/

DOI: https://doi.org/10.5965/1984724620432019343

Resumo: O surgimento das primeiras emissoras públicas do
mundo, implantadas na Europa, coincide com a própria gênese
da televisão. Todavia, que forma de organização, gestão e
financiamento de TV pública desenvolveu-se, particularmente,
no Brasil? Com base nessa problematização, este artigo
exploratório percorre matrizes europeias, norte-americanas
e latino-americanas, buscando evidenciar as características
elementares do modelo de cada região, comparando-as às
características brasileiras mais proeminentes. Notadamente, o
serviço público de televisão no Brasil e na América Latina, de
um modo geral, encontra maiores dificuldades de afirmação e
de cumprimento de sua missão, tanto pela dissensão conceitual
entre público e privado quanto pelo baixo padrão de qualidade
e audiência, bem como pela falta de autonomia financeira e
editorial das emissoras.

Palavras-chave: Serviço público de televisão, Europa, América
do Norte, América Latina, Brasil.

Abstract: e emergence of the world's first public broadcasters,
established in Europe, coincides with the genesis of television.
However, which form of organization, management and
financing of public TV was developed particularly in Brazil?
Based on this problematization, this exploratory article is
carried out covering the European, North American and
Latin American matrices, aiming to highlight the elementary
characteristics of the model of each region, comparing them
to the most prominent Brazilian characteristics. e public
television service in Brazil and Latin America, in general,
finds significant difficulties affirming and fulfilling its mission,
evidenced by the conceptual dissension between public and
private, the low quality standards and audience and the lack of
station’s financial and editorial autonomy.

Keywords: Public television service, Europe, North America,
Latin America, Brazil.

http://portal.amelica.org/ameli/journal/815/8154471014/
https://doi.org/10.5965/1984724620432019343


Percursos, 2019, vol. 20, núm. 43, Maio-Agosto, ISSN: 1984-7246

PDF gerado a partir de XML JATS4R 344

Introdução

A palavra “público” tem sua origem no latim publicus (que significa “relativo ao povo”). O termo latino,
por sua vez, vem de populicus, “que pertence ao povo”. Essa palavra originou o termo “publicar”, ação
vinculada especialmente aos meios de comunicação de caráter social, e que designa o ato de tornar comum
o conhecimento de determinado fato ou conteúdo, levando-o a ser partilhado por toda uma população ou
boa parte dela.

A TV pública, de muitas formas, incorpora essas expressões ao se pretender como uma prestadora de
serviços a uma população ou sociedade, compartilhando uma programação de interesse público. No Brasil,
a comunicação pública emergiu como uma das modalidades complementares do serviço de radiodifusão
na Constituição Federal de 1988, no artigo 223 (BRASIL, 1988). Cabe, no entanto, reconhecer formas
de organização, gestão e financiamento de TV pública que se desenvolveram aqui, cotejando-as a outros
modelos, a fim de apreender seu comprometimento com a res publica e a população, assim como as relações
com as instituições e o mercado.

Com base nessa problematização, este artigo de revisão percorre matrizes europeias, norte-americanas
e latino-americanas de serviço público de televisão. A partir de uma pesquisa exploratória, fundamentada
em bases nacionais e ibero-americanas, tem como proposta evidenciar as características elementares de cada
modelo, comparando-os, especialmente, às características mais proeminentes da TV pública brasileira. Dessa
forma, possibilita-se uma aproximação das tensões, dificuldades, possibilidades e características peculiares
existentes, particularmente considerando a concepção de comunicação pública, o padrão de qualidade e
audiência, bem como a autonomia financeira e editorial das emissoras.

Serviço público de televisão: matrizes

O surgimento das primeiras emissoras públicas do mundo, implantadas na Europa, coincide com a própria
gênese da televisão. Nos dois principais países ibéricos, foram as únicas estações existentes durante muitos
anos. Só mais tarde, a Rádio e Televisão de Portugal (RTP) e a Televisión Española (TVE) passaram a dividir
o espectro televisivo com emissoras comerciais e privadas (LIMA; GONÇALVES, 2011; MACHADO;
VÉLEZ, 2012; ROCHA, 2006; SOBRAL, 2012). A outorga de canais para pessoas e empresas privadas só
foi autorizada em boa parte dos países europeus a partir da década de 1980. Até então, as emissoras públicas
detiveram o monopólio da radiodifusão (BARROS FILHO, 2011).

TV pública na Europa

O modelo de TV pública mais conhecido e referenciado no mundo é o da British Broadcasting Corporation
(BBC), cujas primeiras emissões regulares ocorreram na década de 1930. Seu serviço é pago pelos cidadãos
ingleses por meio de uma taxa anual de contribuição. Nos últimos anos, tal cobrança tem enfrentado
resistência e questionamentos frequentes (FREIRE, 2013). De qualquer modo, trata-se de um sistema que
garantiu autonomia, independência editorial e uma TV com níveis elevados de audiência e alto padrão
de qualidade, cujo reconhecimento no Brasil ficou marcado pela obra A melhor TV do mundo: o modelo
britânico de televisão (LEAL FILHO, 1997). Um conselho composto por 12 pessoas representativas da
sociedade, sem vínculos com organizações e emissoras comerciais, é o responsável pela nomeação da direção
executiva da BBC. Os conselheiros são indicados pelo primeiro-ministro e, formalmente, nomeados pela
rainha (VALENTE, 2009d).

O padrão britânico inspirou a organização da radiodifusão na então Alemanha Ocidental, especialmente
no que tange aos princípios e missão do serviço público. Já em relação à distribuição descentralizada



Lauro Almeida de Moraes, et al. O Brasil na geografia da TV pública: uma revisão crítico-comparati...

PDF gerado a partir de XML JATS4R 345

e federativa, toma como base o sistema norte-americano (BARROS FILHO, 2011). Dessa forma, a
Arbeitsgemeinscha der Rundfunkanstalten Deutschlands (ARD) e a Zweites Deutsches Fernsehen (ZDF)
integram uma rede, composta por 16 emissoras públicas espalhadas por 12 estados, em que 75% da receita
advém de verbas federais. Dois conselhos, formados por membros indicados por partidos, organizações
diversas e governos regionais e federal, dirigem esse sistema. Apenas o conselho de Radiodifusão da ZDF é
formado por 77 conselheiros (FUNDACIÓN KONRAD ADENAUER, 2009; VALENTE, 2009a).

A matriz da comunicação pública francesa é bastante dependente e atrelada ao Estado (OTONDO,
2008). No complexo sistema da France Télévisions, o Conselho de Administração é o órgão responsável pela
gestão. Com mandato de cinco anos, compõe-se de 14 membros: quatro parlamentares, cinco do Estado e
cinco do Conselho Superior do Audiovisual, formado pela Presidência da República, Assembleia Nacional e
Senado. Os diretores gerais das quatro emissoras da France Télévisions são nomeados, então, pelo presidente
do Conselho de Administração (VALENTE, 2009c). Em 2011, a publicidade foi totalmente eliminada da
televisão pública francesa. Sendo assim, verbas orçamentárias cobrem a maior parte dos custos (LOPES,
2015).

Com relativo atraso temporal em relação à Inglaterra, França e Alemanha, a televisão pública disseminou-
se pela Europa ao longo da década de 1950, chegando – por ordem das primeiras emissões – aos Países Baixos,
Itália, Bélgica, Dinamarca, Áustria, Luxemburgo, Suécia, Espanha, Portugal, Suíça, Finlândia e Noruega
(BARROS FILHO, 2011). Tal incremento também ocorre no Leste europeu, todavia sob forte controle dos
governos socialistas e da política da então URSS.

As TVs públicas pioneiras na Europa originaram-se, portanto, sob a tutela do Estado, porém o controle
social avança junto ao fortalecimento da cidadania e dos valores democráticos. Desse modo, a criação
de conselhos representativos e a participação pública na gestão ampliaram-se gradativamente no período
pós-guerra. Além da presença de conselhos de representantes – uns mais outros menos atuantes – são
propriedades comuns a grande parte dessas emissoras, o modelo público de gestão e o financiamento misto:
fundamentalmente estatal e suplementado por receitas próprias (CAMPOS-FREIRE, 2012). Embora com
prestígio menor do que outrora – seja pela má gestão em algumas emissoras, cortes de investimentos,
sobretudo após a crise econômica europeia iniciada em 2007, e questionamentos acerca da eficiência e
necessidade ou da contribuição dos cidadãos para mantê-las, como ocorre em relação à BBC – “até hoje as
redes públicas têm forte presença nos países europeus” (BUCCI, 2010, p. 8).

Como salienta Bucci (2010), a radiodifusão na Europa surge com uma utopia da comunicação pública,
balizada em uma forte noção de proteção da esfera pública – em sua acepção habermasiana – tanto dos
interesses comerciais quanto governamentais. Modelo que sucumbe a partir da privatização dos primeiros
canais.

Pelo menos até meados da década de 1980, a fatia mais importante da radiodifusão nesses países ainda era
controlada pelas instituições públicas. Mais tarde, alguns canais foram privatizados e, estabeleceu-se a partir
de então um novo equilíbrio entre emissoras públicas e comerciais. Até hoje, as primeiras ocupam lugar de
destaque e, não raro, de liderança, nos rankings de audiência. Mas, de qualquer maneira, a mentalidade nesses
países sofreu um deslocamento, incorporando a ideia de que a comunicação comercial também não poderia
faltar na ordem democrática; a convivência entre os sistemas público e comercial seria bem mais saudável do
que o monopólio do primeiro. (BUCCI, 2010, p. 8)

Na América do Norte, embora a base da matriz de radiodifusão seja privada e comercial, regras e regulações
estatais possibilitaram modelos bem-sucedidos na comunicação pública. Sendo assim, os sistemas norte-
americano e canadense também merecem destaque no cenário mundial das televisões públicas.



Percursos, 2019, vol. 20, núm. 43, Maio-Agosto, ISSN: 1984-7246

PDF gerado a partir de XML JATS4R 346

TV pública na América do Norte

O modelo de financiamento da Canadian Broadcasting Corporation (CBC) inclui receitas a partir de
contribuição dos cidadãos, por meio da assinatura de serviços específicos. Todavia, o fundo governamental
canadense compõe a maior parcela da receita (SILVA, 2009a). Outras fontes são a publicidade e verbas
que Fraga classifica de heterodoxas, como “venda de programas, aluguel de instalações e de prédios de sua
propriedade, taxas de estacionamento e licenciamento de produtos” (2013, p. 23). Todas as atividades da
corporação ficam sob o comando de um Conselho Curador, composto por 12 integrantes. Os integrantes
desse conselho, que não podem ter ligação com a área de radiodifusão, são indicados pelo Governador-Geral
(SILVA, 2009a, p. 89-91).

A Public Broadcasting Service (PBS) dos EUA, por sua vez, é de fato uma federação americana de emissoras
públicas e independentes, com 355 emissoras associadas. A maioria operada por organizações comunitárias
e faculdades/universidades e, em menor escala, órgãos vinculados a governos estaduais e municipais. O
sinal transmitido nacionalmente pela PBS chega a cada uma das estações, que também veiculam conteúdo
voltado para a comunidade local (OTONDO, 2008). A exemplo de grande parte das emissoras europeias,
o financiamento é garantido pelo aporte de recursos públicos, mormente federais e estaduais. Contudo, há
um considerável fatiamento das fontes, que também incluem doações de fundações civis, cidadãos e empresas
privadas, além de comercialização de conteúdo entre membros da rede ou com emissoras de outros países
(SILVA, 2009b). O Conselho Diretor é formado por 27 representantes. Um destes conselheiros preside a
direção executiva da corporação, que conta com 12 membros. Conforme destaca Otondo (2008, p. 270), a
TV pública norte-americana “é pública pelo seu caráter social e educativo e por não ter finalidade lucrativa”,
mas a regulação da atividade dá-se de acordo com as leis de mercado, da concorrência e da liberdade individual,
ou seja, sob os princípios da iniciativa privada.

TV Pública na América Latina

O cenário da radiodifusão pública é bem mais complexo na América Latina, onde a conjuntura política
foi determinante para o padrão adotado na maioria dos países. A TV chegou ao continente nas décadas de
1950 e 1960, quando regimes autoritários assolavam a maioria dos países, o que resultou na predominância
de um “modelo de televisão do governo”, conforme define Barros Filho (2011, p. 34) – com exceção do
Uruguai, Brasil e México, onde se desenvolveram matrizes vinculadas ao padrão comercial e privado norte-
americano. Como herança, segundo o autor, ainda existem emissoras chamadas públicas “apenas pelo fato de
pertencerem ao Estado ou a alguma comunidade, ou, mesmo, em decorrência de dependerem de subvenções
dos governos” (BARROS FILHO, 2011, p. 34).

O estágio incipiente da televisão pública latino-americana é corroborado pelos recentes estudos do
Observatório da Radiodifusão Pública na América Latina. Um balanço apresentado por Del Bianco, Esch
e Moreira (2013) aponta que, mesmo tendo adentrado os regimes democráticos, as emissoras públicas do
continente conservaram, em grande parcela, o discurso atrelado à agenda governamental e uma estrutura
administrativa centralizada. Desse modo, a mídia comercial assumiu o protagonismo na maioria dos países.
Passaram a atrair as maiores audiências e verbas publicitárias – públicas e privadas – e tornaram-se influentes
e concentradas sob o domínio de poucos grupos. De outro lado, no campo das televisões públicas, “com
o tempo, a maioria ficou estigmatizada como sinônimo de programação de baixa qualidade técnica, sem
atrativos e oficialista” (DEL BIANCO et al., 2013, p. 65). Como sequela, instalou-se a crise estrutural aludida
por Fuenzalida (2015), em cuja base o autor também identifica a falta de uma programação capaz de reter
audiência, além da má administração industrial-empresarial e da não sustentação econômica das emissoras.

O que se percebe na América Latina, portanto, é uma tentativa de estabelecerem-se novos marcos
conceituais para a transformação dos modelos existentes até então, a fim de conformar uma radiodifusão



Lauro Almeida de Moraes, et al. O Brasil na geografia da TV pública: uma revisão crítico-comparati...

PDF gerado a partir de XML JATS4R 347

efetivamente pública. Nesse sentido, o exemplo mais emblemático no continente, atualmente, é o do Chile,
onde houve “uma mudança radical no modelo de televisão pública usual na América Latina, baseada em
três pontos: ruptura com o modelo estatal [...], independência financeira do governo [...] e representação
democrática na gestão e programação” (OTONDO, 2008, p. 78). Essa situação remete às reformas, iniciadas
na década de 1990, na Televisión Nacional de Chile (TVN), a partir da qual cabe relacionar outras experiências
latino-americanas.

Uma das primeiras questões tratadas no caso chileno diz respeito à natureza jurídica da emissora. Como
apresenta Fuenzalida (2015), criou-se uma empresa estatal autônoma. Essa companhia possui patrimônio
próprio e é encarregada de administrar e autofinanciar a TVN. Nessa linha de ação de reordenamento
jurídico, empresas públicas destinadas a gerir as emissoras estatais também foram criadas, nos últimos anos,
no Equador (Empresa Pública Televisión y Radio de Ecuador E.P. – RTVEcuador), Bolívia (Bolívia TV),
Argentina (Radio y Televisión Argentina Sociedad del Estado – RTA S.E.) e Brasil (Empresa Brasil de
Comunicação – EBC) (DEL BIANCO et al., 2013). Sobre o advento da EBC, é pertinente a colocação de
Valente (2009b, p. 269): “a criação da EBC e de seu serviço televisivo, a TV Brasil, significou uma tentativa de
superação do passado de atrelamento dos canais públicos aos governos e autoridades para a apontar a direção
da construção de iniciativas efetivamente públicas”. A despeito de almejar a independência, tanto o corpo
dirigente da EBC quanto das empresas públicas dos demais países citados são nomeados por autoridades do
governo federal.

Vale lembrar que até mesmo “a mais exitosa experiência de TV pública já realizada no Brasil” (LEAL
FILHO, 2009, p. 324), a TV Cultura, tem a sua história marcada por interferências de cunho político-
eleitoral, algumas com a manifesta finalidade de torná-la canal de expansão das realizações do governo paulista
(CUNHA LIMA, 2009). Daí a importância de mecanismos de participação social, tanto internos – como as
ouvidorias instituídas nas emissoras de TV da Colômbia e pelos conselhos de Administração e Curador da
EBC, no Brasil – quanto externos – a exemplo do Consejo Consultivo Honorario de los Medios Públicos, na
Argentina; Consejo Consultivo de Rádio Televisión de Perú (CONCORTV), no Peru; e Consejo Nacional de
Televisión (CNTV), no Chile. A despeito de representarem um avanço, em muitas das agências reguladoras e
conselhos consultivos e deliberativos ainda é aguda a presença governamental (DEL BIANCO et al., 2013).

Outro ponto fundamental, tanto no que tange à independência editorial quanto à sustentação das
televisões públicas na América Latina, são as fontes de financiamento. A taxação e o aumento de
impostos, geralmente, provocam agudos focos de resistência às tentativas de angariar receita a partir da
contribuição dos cidadãos. O modelo chileno decidiu, então, pelo “autofinanciamiento substantivamente
publicitário” (FUENZALIDA, 2009, p. 13), disputando recursos no mercado. Uma forma de financiamento
cada vez mais aceita na América Latina, que, a despeito de conferir maior autonomia à gestão em
relação ao governo, também levanta questionamentos acerca da emergência de uma “dupla ou a múltipla
dependência” (LOPES, 2015, p. 45).

Na maioria dos casos, no entanto, os recursos advindos da publicidade não são suficientes para manter as
emissoras. Tal discussão existe no próprio Chile. Segundo Fuenzalida:

o financiamento exclusivamente publicitário, no caso da TVN do Chile, introduziu limitações na
programação, pois há programas que não são interessantes para a publicidade; a carência de recursos públicos
não tem facilitado a regionalização desse canal. São necessários, portanto, recursos públicos (FUENZALIDA,
2009, p. 13, tradução nossa).

Como alternativa a circunstâncias desse porte, além da publicidade, patrocínios, apoios culturais, prestação
de serviços, licenciamento de produtos e/ou venda de anúncios comerciais – de acordo com o que permite
a legislação de cada nação – alguns países também têm constituído fundos específicos voltados para as
emissoras públicas. Na Argentina, decidiu-se reverter 20% dos impostos estabelecidos pela Ley de Servicios de
Comunicación Audiovisual para financiar a RTA S.E. Colômbia e Venezuela criaram, por sua vez, Fondo para
el Desarrollo da la Televisión y Contenidos e Fondo de Responsabilidad Social, respectivamente, para financiar



Percursos, 2019, vol. 20, núm. 43, Maio-Agosto, ISSN: 1984-7246

PDF gerado a partir de XML JATS4R 348

o sistema público de comunicação (DEL BIANCO et al., 2013, p. 67-68). No Brasil, a Contribuição para
o Fomento da Radiocomunicação Pública, criada em 2008, foi barrada na justiça. Uma ação interposta por
empresas de telecomunicação do país questiona a constitucionalidade do subsídio e os recursos, depositados
em juízo, encontram-se retidos na Justiça (LOPES, 2015).

Notadamente, as pesquisas e o debate público apontam que tanto a discussão quanto a legislação
na América Latina enfrentam entraves peculiares a países em que a tradição de comunicação pública é
curta, senão inexistente na prática. Particularmente no Brasil, observa-se o confinamento das emissoras
universitárias e comunitárias no sinal a cabo. As emissoras educativas estaduais, por sua vez, “articulam-se para
assumir papel mais central do que o de simples integrantes da rede encabeçada pela TV Brasil” (VALENTE,
2009b, p. 289). Avanço mais significativo ocorre no campo das TVs legislativas e judiciárias. A despeito
de deslocadas do conceito estrito de TV pública, estas ganham notoriedade a cada acontecimento político
de grande relevância no país e revelam-se “importantes instrumentos de cidadania, possibilitando o
acompanhamento mais transparente do cotidiano do parlamento” (TORRES, 2009, p. 35). Pela TV Câmara
e TV Senado, o Brasil acompanhou o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

TV pública no Brasil

O caso brasileiro de implantação da TV, como meio eletrônico, está intrinsecamente associado ao poder
político e privado. A TV, portanto, é legado de um país em que a censura, o autoritarismo e a concentração
do poder econômico vigoram ou vigoraram em diversos períodos. Diferentemente do rádio – um projeto
de Roquette-Pinto com bases na educação e, portanto, com finalidade pública e não comercial – a TV
surge da iniciativa, do desejo e da vaidade de Assis Chateaubriand de se aventurar em mais um de
seus empreendimentos no ramo da comunicação, com a fundação da TV Tupi, em 1950. À deriva, a
regulamentação da televisão no Brasil sempre esteve nas mãos daqueles que entenderam a TV como um meio
de comunicação a serviço de um projeto político, conforme aponta Herz (1987).

Não obstante, as TVs públicas brasileiras seguiram, segundo Valente (2009e), a condição de
“complementaridade marginal”. De largada, a TV pública sofre interferência e sua implantação é assediada
por grupos políticos e econômicos. Roquette Pinto, Fernando Tude de Souza, o engenheiro José de Oliveira
Reis e o general Lauro de Medeiros estariam, nos anos 1950, responsáveis pela implantação de uma TV
pública no Brasil, a partir do Decreto Presidencial de nº 30.832, de 10 de maio de 1952, que concedia
“outorga à Prefeitura do Distrito Federal para explorar um canal de televisão por meio da Rádio Emissora
Roquette-Pinto, nome à época da Rádio MEC” (VALENTE, 2009e, p. 54). A expectativa era implantar
uma TV educativa que, a partir do decreto, já tinha contrato assinado com empresa estadunidense para
aquisição de equipamentos e montagem de estação. Estranhamente, o então prefeito do Distrito Federal, José
Carlos Vital, foi exonerado e substituído pelo coronel Dulcídio Cardoso e após a exoneração, o projeto de
implantação de uma TV pública no Distrito Federal foi “engavetado”. Federico (1982), apud Valente (2009e,
p. 55), afirma “que o Governo teria sido pressionado por grupos políticos e econômicos, mormente por Assis
Chateaubriand, que via na força de comunicação da Nacional uma ameaça a seu império”.

Ao citar o discurso
[1]

 de Chateaubriand na ocasião de implantação da TV Tupi, Leal Filho (2000) afirma
que a referência histórica da implantação da TV no Brasil demonstra, com clareza, que o modelo brasileiro
de radiodifusão se trata de uma articulação “perfeita” entre o privado e o público, refletindo no conteúdo.
“A ideia de uma programação de nível elevado sucumbe diante dos interesses comerciais, não apenas nas
suas relações essencialmente econômicas, mas, como se vê no exemplo da Nacional, também no âmbito
político” (LEAL FILHO, 2000, p. 157). É nesse contexto institucional que a televisão surge no Brasil: baseada
em um só modelo, o comercial, conforme também destaca Carrato (2005). E é nos anos 1960 que a TV se
consolida como o mais importante instrumento da indústria cultural no Brasil (BRITTOS, 1999). Quase



Lauro Almeida de Moraes, et al. O Brasil na geografia da TV pública: uma revisão crítico-comparati...

PDF gerado a partir de XML JATS4R 349

duas décadas depois é que surge uma alternativa às emissoras comerciais: a implantação da Rádio e TV
Cultura de São Paulo, da Fundação Padre Anchieta, que buscou aproximar-se do modelo britânico, ao se
inspirar no Conselho de Governadores da BBC de Londres, e adotou o Conselho Curador, composto por
representantes de instituições públicas e privadas de São Paulo.

Apesar de seguir o modelo institucional da BBC, do ponto de vista da gestão financeira, a Rádio e TV
Cultura de São Paulo nunca teve independência financeira e se manteve dependente dos recursos do governo
estadual. Isso significa que durante o governo militar, os recursos da emissora eram oriundos da veiculação de
propaganda oficial e de conteúdos obrigatórios. Leal Filho (2000) salienta que, somente após a metade dos
anos 1990, é que o governo estadual tentou ‘reduzir os gastos’ e cogitou manter a Fundação Padre Anchieta
a partir de taxa adicional nas contas de energia elétrica. “Foi a primeira vez que surgiu uma proposta concreta
para retirar a televisão pública paulista da dependência do Tesouro estadual. Recebida com crítica e ceticismo
pela imprensa, a proposta não prosperou” (LEAL FILHO, 2000, p. 161).

A outra experiência de implantação de algo próximo de uma TV pública veio com o Decreto-Lei 236, em
1967. Foi criada a Fundação Centro Brasileiro de TV Educativa (FCBTVE) que tinha como objetivo ser
um órgão oficial com o intuito de fomentar a programação educativa, segundo Coutinho e Oliveira Filho
(2014) e Valente (2009c). A partir de 1967, o Brasil assiste ao nascimento de TVs educativas, criadas pelos
Estados, tendo como precursora a TV Universitária de Pernambuco. Em 1975, entrou no ar também a TVE
do Rio de Janeiro (Fundação Roquette-Pinto). A emissora transformou-se em uma organização social –
a Associação Educativa Roquette-Pinto (Acerp) – e, em 15 de dezembro de 1975, a partir da Lei 6.301,
constituiu-se a Empresa Brasileira de Radiodifusão (Radiobrás), vinculada ao Ministério das Comunicações,
com os seguintes objetivos:

I - implantar e operar as emissoras, e explorar os serviços de radiodifusão do Governo Federal; II -
implantar e operar as suas próprias redes de Repetição e Retransmissão de Radiodifusão, explorando os
respectivos serviços; III - realizar difusão de programação educativa, produzida pelo órgão federal próprio,
bem como produzir e difundir programação informativa e de recreação; IV - promover e estimular a formação
e o treinamento de pessoal especializado, necessário às atividades de radiodifusão; V - prestar serviços
especializados no campo de radiodifusão; VII - exercer outras atividades afins, que lhe forem atribuídas pelo
Ministério das Comunicações. (BRASIL, 1975, p. 16681)

Como pode-se observar, a gênese da Radiobrás já a define como sendo um aparato do Estado, vinculada
ao Ministério das Comunicações, e, conforme explicita Aguiar (2012, p. 134), é um “órgão responsável pela
exploração dos serviços de rádio e TV do regime militar”. Ou seja, mesmo fora do circuito comercial, a
televisão conformou-se como um aparelho de poder e hegemonia (RAMOS, 2005).

Em 1998, foi criada a Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (ABEPEC), a
partir da organização dos dirigentes da TV Cultura e das TVs educativas existentes no país. Em evento em
Salvador, Carrato (2005) explicita o advento da ABEPEC como uma tentativa de romper o obstáculo quase
impossível de dar voz às emissoras e, enquanto Associação, contribuir para o enfrentamento do segmento no
sentido de manter em “sobrevida” as emissoras que se distanciam do modelo comercial.

Das 20 emissoras que integram a ABEPEC, a maioria não possui ordenamento jurídico compatível com
sua função, enfrenta problemas trabalhistas sérios, conta com orçamento insuficiente para fazer face a suas
atividades e não dispõe de recursos para investir em novos formatos de programas e nem em tecnologia
digital. Como, nos campos político, econômico, cultural e social aconteceram avanços significativos no país,
a exemplo das eleições diretas em todos os níveis e do fim da censura estatal à imprensa, era de se esperar
que progressos também tivessem ocorrido no que diz respeito à mídia, em especial à mídia televisiva voltada
para a educação e a cultura, as chamadas TVs públicas que, no Brasil, acabaram sendo acomodadas sob o
impreciso e vago rótulo de “emissoras educativas e culturais”. A realidade, no entanto, aponta para direção
oposta. A situação destas emissoras nunca foi tão dramática. E o mais grave é que a maioria dessas emissoras
está agonizando em meio a um boicote difícil de ser percebido e rompido. Boicote que começa pelos próprios



Percursos, 2019, vol. 20, núm. 43, Maio-Agosto, ISSN: 1984-7246

PDF gerado a partir de XML JATS4R 350

governos às quais estão vinculadas, passa pelas TVs comerciais, anunciantes e agências de publicidade e
envolve até setores que deveriam ser seus mais fiéis aliados, como os sindicatos e os seus próprios funcionários.
(CARRATO, 2005, p. 02)

A partir das discussões e anseios da sociedade civil, explicitados no I Fórum Nacional da Televisão
Pública, em 2006, a TV Brasil foi criada em 2007. Segundo o que consta no site da emissora, a TV Brasil
é independente e democrática e tem como objetivo ofertar conteúdo e programação informativa, cultural,

artística, com vistas a constituir uma cidadania
[2]

. A TV Brasil é gerida pela Empresa Brasil de Comunicação
(EBC). Conforme consta no Manual de Jornalismo da EBC, lançado em 2013, trata-se de uma instituição
democrática brasileira: pública, inclusiva e cidadã, compromissada com a responsabilidade social e com a
diversidade de opiniões. Segundo esse manual, um dos princípios da emissora é a “Autonomia para definir
a produção, programação e veiculação de seus conteúdos” (EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO,
2016, p. 4).

Todavia, em pesquisa realizada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), analisando o telejornal
da TV Brasil, Coutinho e Oliveira Filho (2014) concluem o contrário do manual da EBC: há dependência
das agendas oficiais e a cobertura internacional se mostra superficial. Ademais, a emissora evitaria o debate
político, até mesmo como estratégia de combater possíveis interferências. No entanto, ao apontar para a
dependência de fontes oficiais, o jornalismo da TV Brasil demonstra situações semelhantes ao jornalismo
tradicional e comercial: constrangimentos institucionais e o que Wolf (2001) aponta como dificuldade de
selecionar e pluralizar as fontes de informação.

Anotações finais

Notadamente, o serviço público de televisão na América Latina, de um modo geral, encontra maiores
dificuldades de afirmação e de cumprimento de sua missão, em contraste com as matrizes europeias e norte-
americanas (Quadro 1). Isso fica evidenciado pelo baixo padrão de qualidade e audiência atingidos até então,
bem como pela falta de autonomia financeira e editorial das emissoras.

Quadro 1 – Matrizes predominantes de TV pública por região



Lauro Almeida de Moraes, et al. O Brasil na geografia da TV pública: uma revisão crítico-comparati...

PDF gerado a partir de XML JATS4R 351

Quadro 1 –

Fonte: Elaborado pelos autores, 2018.

Até quando perdurará este cenário? Particularmente no Brasil, passadas quase sete décadas do surgimento
da TV no país, dilemas antigos permanecem e ganham novos contornos. A instituição de um serviço
público de televisão ainda esbarra em tensionamentos presentes desde o princípio da formação do Brasil
conforme ficou consagrado na obra de Holanda (1963). O padrão de TV comercial adotado e as várias
tentativas de se instituir um modelo de TV pública – frustrado, em grande medida, mas sem perder de
vista a expectativa de que contemple, efetivamente, o caráter público – refletem a estrutura patrimonialista,
paternalista e personalista do país. Com efeito, a história da televisão brasileira reflete a maneira como o país
institucionalizou-se, incluindo todas as contradições características dessa institucionalização: uma sociedade



Percursos, 2019, vol. 20, núm. 43, Maio-Agosto, ISSN: 1984-7246

PDF gerado a partir de XML JATS4R 352

calcada no coronelismo, com políticas voltadas a favorecer grupos e setores dominantes da economia e com
uma televisão que se converte em veículo estatal ou aparelho privado de hegemonia.

De fato, as experiências de emissoras públicas no Brasil seguem em conflito entre o que está escrito, seu
regime jurídico, a constituição de seus departamentos e curadorias e o problema conceitual do que vem a
ser um serviço público, em conformidade com o que refletimos noutro trabalho (FERREIRA; MORAES;
VARÃO, 2016). Nesse sentido, o serviço indica a existência de uma necessidade da população, e a noção de
público implica “um atendimento especial que não pode ser feito por empresas comerciais” (LEAL FILHO,
1997, p. 18). Entretanto, essas duas dimensões ainda não se encontraram na televisão brasileira, culminando
em uma série de anacronismos e paradoxos, apontados ao longo deste trabalho.

Com efeito, a privatização do que é público por natureza – o espectro eletromagnético – evidencia
a primazia do ideário tecnocapitalista de exploração comercial dos serviços de radiodifusão e os desvios
praticados pelos entusiastas da televisão no Brasil – engajados e comprometidos com seus anseios de
acumulação de capital e/ou favorecimento de determinados projetos políticos. Não obstante, as TVs públicas
seguem com ‘sobrevida’, na utópica expectativa da autonomia financeira e editorial, freada pela incapacidade
histórica de desenvolver as potencialidades natas de uma matriz pública de televisão.

No cerne da dificuldade para constituição de um modelo efetivo de TV pública, no Brasil, reside a
dissensão conceitual entre público e privado, bem como o dilema de estabelecer-se um serviço de radiodifusão
republicano, em favor da res publica – dos cidadãos e da cidadania – sem os tradicionais contornos
oligárquicos que caracterizam os conglomerados de mídia no país. Tais constatações, a despeito das utopias,
são fundamentalmente relevantes nestes tempos nebulosos, em que até mesmo as conquistas alcançadas e
mínimos avanços obtidos a partir da EBC encontram-se numa penumbra. O horizonte é turvo e as incertezas
tornam ainda mais necessário reverberar e ampliar essa discussão.

Referências bibliográficas

AGUIAR, Itamar. TV Brasil: algo novo no ar. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2012.
BARROS FILHO, Eduardo Armando. Por uma televisão cultural-educativa e pública: a TV Cultura de São Paulo,

1960-1974. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei n. 6.301, de 15 de dezembro de 1975. Institui política de exploração de serviço de radiodifusão de

emissoras oficiais, autoriza o Poder Executivo a constituir a Empresa Brasileira de Radiodifusão - RADIOBRÁS,
e dá outras providências. Diário Oficial da União, seção 1, Brasília, DF, ano 113, n. 240, p. 16681, 16 dez. 1975.

BRITTOS, Valério Cruz. A televisão no Brasil, hoje: a multiplicidade da oferta. Comunicação & Sociedade, São
Bernardo do Campo, Umesp, n. 31, p. 9-34, 1999.

BUCCI, Eugênio. É possível fazer televisão pública no Brasil? Novos Estudos, São Paulo, CEBRAP, n. 88, p. 5-18,
dez. 2010.

CAMPOS-FREIRE, Francisco. Modelos de financiación de las televisiones públicas autonómicas. In: MIGUEL-DE-
BUSTOS, Juan Carlos; CASADO-DEL-RÍO, Miguel Angel (orgs.). Televisiones autonómicas: evolución y
crisis del modelo público d e proximidade. Barcelona: Gedisa, 2012. p. 143-172.

CARRATO, Angela. A TV pública e seus inimigos. In: ENCONTRO LATINO AMERICANO DE ECONOMIA
POLÍTICA DA INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E CULTURA, 5, 2005, Salvador. Anais [...], Salvador:
UFBA, 2005, p. 1-17.[A19]

COUTINHO, Iluska; OLIVEIRA FILHO, José Tarcísio da Silva. A TV pública no Brasil: a evolução histórica do
formato e o papel da TV Brasil na promoção do jornalismo cidadão. In: ENCONTRO REGIONAL SUDESTE
DE HISTÓRIA DA MÍDIA (ALCAR), 3., 2014. Rio de Janeiro. Anais [...] Rio de Janeiro: UFRJ, 2014. p. 1-13.

CUNHA LIMA, Jorge. Uma história da TV Cultura. São Paulo: Imesp, 2009.



Lauro Almeida de Moraes, et al. O Brasil na geografia da TV pública: uma revisão crítico-comparati...

PDF gerado a partir de XML JATS4R 353

DEL BIANCO, Nelia R.; ESCH, Carlos Eduardo; MOREIRA, Sonia Virgínia. Observatório da radiodifusão pública
na América Latina: balanço de um ano de atuação. Revista Eptic, São Cristóvão: UFS, v. 15, n. 2, p. 58-73, 2013.

EMPRESA BRASIL DE COMUNICAÇÃO. Norma de Jornalismo – NOR 801. Brasília: EBC, 2016.
FERREIRA, Fernanda Vasques; MORAES, Lauro Almeida de; VARÃO, Rafiza. Origens da TV pública: um

panorama histórico e conceitual. In: SANTOS, Nádia Maria Weber; MORAES, Ana Luiza Coiro. TVs
públicas: memórias de arquivos audiovisuais. São Leopoldo: Oikos, 2016, p. 82-96.

FRAGA, Marcus Vinícius. Lições do Canadá. Revista do Conselho Curador da EBC, Brasília: EBC, n. 2, p. 22-23,
dez. 2013.

FREIRE, Emma Elliott. Britain’s BBC tax: clogging the courts and slanting the news. Foundation For Economic
Education. [Atlanta], 2013. Disponível em: https://fee.org/articles/britains-bbc-tax/. Acesso em: 11 set. 2013.

FUENZALIDA, Valerio. Nuevas tendencias de la televisión pública en América Latina. In: FUNDACIÓN
KONRAD ADENAUER. Televisión pública: experiencias de Alemania y Latinoamérica. Buenos Aires:
Konrad Adenauer Stiung, 2009. p. 11-30.

FUENZALIDA, Valerio. Situación de la televisión pública en América Latina. Diálogos de la Comunicación,
Medellín, n. 74, 2015, p. 1-21.[A20]

FUNDACIÓN KONRAD ADENAUER. Televisión pública: experiencias de Alemania y Latinoamérica. Buenos
Aires: Konrad Adenauer Stiung, 2009.

HERZ, Daniel. A história secreta da Rede Globo. Porto Alegre: Tchê, 1987.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. Brasília: UnB, 1963.
LEAL FILHO, Laurindo. A melhor TV do mundo: o modelo britânico de televisão. São Paulo: Summus, 1997.
LEAL FILHO, Laurindo. TV Pública. In: HAMBURGER, Esther; BUCCI, Eugênio. (orgs.). A TV aos 50: criticando

a televisão brasileira no seu cinqüentenário. Fundação Perseu Abramo, São Paulo, 2000. p. 153-165.
LEAL FILHO, Laurindo. Percalços da TV pública: o caso da TV Cultura. Estudos Avançados, São Paulo: USP, v.

23, n. 67, p. 323-327, 2009.
LIMA, Maria Érica de Oliveira; GONÇALVES, Emille Laís Cândido. O conceito de cidadania aplicado à televisão

pública portuguesa: um olhar prático-histórico. Revista Temática, João Pessoa: UFPB, v. 7, n. 5, p. 1-13, 2011.
LOPES, Ivonete Silva. Televisão pública e modelos de financiamento: análise do caso brasileiro. Revista Eptic, São

Cristóvão: UFS, v. 17, n. 1, p. 33-48, 2015.
MACHADO, Arlindo; VÉLEZ, Marta Lucía. Televisão e arte contemporânea. ARS, São Paulo: USP, v. 10, n. 19, p.

24-37, 2012.
OTONDO, Teresa Montero. Televisão pública na América Latina: para quê e para quem? 2008. Tese (Doutorado

em Integração da América Latina) – Escola de Comunicação e Artes , Universidade de São Paulo, São Paulo:
USP, 2008.

RAMOS, Murilo César. A força de um aparelho privado de hegemonia. Rede Globo: 40 anos de poder e hegemonia.
São Paulo: Paulus, 2005.

ROCHA, Liana Vidigal. A televisão pública num ambiente de competição comercial: estudo dos modelos brasileiro
e português. 2006. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicação e Artes,
Universidade de São Paulo, São Paulo: USP, 2006.

SILVA, Sivaldo Pereira. Sistema público de comunicação do Canadá. In: INTERVOZES. Sistemas públicos de
comunicação no mundo: experiências de doze países e o caso brasileiro. São Paulo: Paulus, Intervozes, 2009a,
p. 85-96.

SILVA, Sivaldo Pereira. Sistema público de comunicação dos Estados Unidos. In: INTERVOZES. Sistemas públicos
de comunicação no mundo: experiências de doze países e o caso brasileiro. São Paulo: Paulus, Intervozes, 2009b,
p. 137-156.

SOBRAL, Filomena Antunes. Televisão em contexto português: uma abordagem histórica e prospetiva. Millenium,
Viseu, IPV, v. 17, n, 42, 2012, p. 143-159.

https://fee.org/articles/britains-bbc-tax


Percursos, 2019, vol. 20, núm. 43, Maio-Agosto, ISSN: 1984-7246

PDF gerado a partir de XML JATS4R 354

TORRES, Rodrigo Murtinho de Martinez. Televisão pública no Brasil: estudo preliminar sobre suas múltiplas
configurações. Contemporânea, Rio de Janeiro, UERJ, v. 7, n. 1, 2009, p. 27-39.

TV BRASIL. Sobre a TV. 2017. Disponível em: http://tvbrasil.ebc.com.br/sobreatv. Acesso em: 05 de junho de 2017.
VALENTE, Jonas. Sistema público de comunicação da Alemanha. In: INTERVOZES. Sistemas públicos de

comunicação no mundo: experiências de doze países e o caso brasileiro. São Paulo: Paulus, Intervozes, 2009a.
p. 47-62.

VALENTE, Jonas. Sistema público de comunicação da França. In: INTERVOZES. Sistemas públicos de
comunicação no mundo: experiências de doze países e o caso brasileiro. São Paulo: Paulus, Intervozes, 2009b.
p. 157-174.

VALENTE, Jonas. Sistema público de comunicação do Brasil. In: INTERVOZES. Sistemas públicos de
comunicação no mundo: experiências de doze países e o caso brasileiro. São Paulo: Paulus, Intervozes, 2009c.
p. 269-290.

VALENTE, Jonas. Sistema público de comunicação do Reino Unido. In: INTERVOZES. Sistemas públicos de
comunicação no mundo: experiências de doze países e o caso brasileiro. São Paulo: Paulus, Intervozes, 2009d.
p. 235-254.

VALENTE, Jonas. A criação da TV Brasil e sua inserção no modo de regulação setorial da televisão brasileira. 2009.
Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília, Brasília ,
2009e.

WOLF, Mauro. Teorias da comunicação. Lisboa: Presença, 2001.

Notas

[1] “Esse transmissor foi erguido com a prata da casa, isto é, com os recursos de publicidade que levantamos, sobre as Pratas
Wolff e outras menos maciças pratas da casa; a Sul América que é o que pode haver de bem brasileiro, as lãs Sams, do
Moinho Santista, arrancadas ao coiro das ovelhas do Rio Grande, e mais do que tudo isso, o guaraná Champagne da
Antarctica, que é a bebida dos nossos selvagens. O cauim dos bugres do pantanal mato-grossense e de trechos do vale
amazônico. Atentai e verei mais fácil do que se pensa alcançar uma televisão: com Prata Wolff, lãs Sams bem quentinhas,
Guaraná Champagne borbulhante de bugre e tudo isso amarrado e seguro no Sul América, faz-se um bouquet de aço e
pendura-se no alto da torre do Banco do Estado, um sinal da mais subversiva máquina de influenciar a opinião pública
- uma máquina que dará asas à fantasia mais caprichosa e poderá juntar os grupos humanos mais afastados” (ORTIZ,
1998 apud LEAL FILHO, 2000, p. 154).

[2] “A TV Brasil veio atender à antiga aspiração da sociedade brasileira por uma televisão pública nacional, independente e
democrática. Sua finalidade é complementar e ampliar a oferta de conteúdos, oferecendo uma programação de natureza
informativa, cultural, artística, científica e formadora da cidadania. Criada em dezembro de 2007, a TV Brasil é gerida
pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), também responsável pela Agência Brasil, Radioagência Nacional, TV Brasil
Internacional, Rádios MEC AM e FM, além das Rádios Nacional do Rio de Janeiro, Nacional AM e FM de Brasília,
Nacional da Amazônia e Nacional do Alto Solimões” (TV Brasil, 2017).

http://tvbrasil.ebc.com.br/sobreatv

