Servicios
Servicios
Buscar
Idiomas
P. Completa
APRESENTAÇÃO
Inguelore Scheunemann de Souza
Inguelore Scheunemann de Souza
APRESENTAÇÃO
Cadernos do LEPAARQ (UFPEL), vol. 1, núm. 1, 2004
Universidade Federal de Pelotas
resúmenes
secciones
referencias
imágenes
Carátula del artículo

Artigos

APRESENTAÇÃO

Inguelore Scheunemann de Souza
Universidade Federal de Pelotas, Brasil
Cadernos do LEPAARQ (UFPEL), vol. 1, núm. 1, 2004
Universidade Federal de Pelotas

Certamente a Universidade constitui-se no mais adequado e fértil ambiente para transformar conhecimento acumulado em propostas plenas em criatividade e, estas, em desafios. A energia latente contida em um desafio é capaz de, quando apresentado a pessoas e por pessoas inquietas, aquelas que não se deixam vencer pelas dificuldades e problemas presentes no dia a dia institucional, desencadear uma série de acontecimentos que se traduzem em inovações, novas oportunidades para os estudantes e interessantes projetos de interesse da sociedade.

Foi assim que nasceu o LEPAARQ – Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Pelotas, no ano de 2001. A inquietude, o conhecimento científico, a capacidade de agregar pessoas em torno de uma idéia e de uma vontade, características inerentes ao Professor Fábio Vergara Cerqueira, então Coordenador do Curso de História, fizeram nascer o LEPAARQ. No entanto, para muito além de sua criação, o LEPAARQ mudou o Curso de História da UFPel, municiando-o com uma vertente, no mais explícito sentido do termo, de projetos de pesquisa, de entusiasmo e envolvimento por parte de professores, estudantes e técnicos, de acordos de cooperação com instituições nacionais e internacionais, de sítios arqueológicos regionais sendo identificados.

Só em nossa cidade de Pelotas, os projetos do LEPAARQ permitiram recuperar elementos importantes de nossa história essenciais para preencher lacunas a respeito de hábitos, costumes, acontecimentos da vila de São Francisco de Paula e da Pelotas de antanho. Mas, também, sítios arqueológicos já identificados permitirão sabermos da história do período da pré-colonização européia na região. Ganha o laboratório que enriquece seu acervo, ganham os estudantes por este novo campo do conhecimento a eles disponibilizado, ganha a UFPel por se inserir no mundo da arqueologia, que hoje trata de recolher do passado importantes lições para o presente e para o futuro, ganha a comunidade regional não só pela já mencionada condição de melhor conhecer sua história, mas pelo atrativo cultural e científico agregado. Haja vista a realização do V Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos atraiu especialistas de todo mundo, reunindo 723 participantes.

Cumpre destacar, igualmente, a trajetória da área de Antropologia, coordenada com dedicação e entusiasmo pela Profª Flavia Rieth, conduzindo inéditos e importantes temas como o Mapeamento Cultural de Pelotas, trazendo à luz importantes formas da cultura popular antes não consideradas como tal, além de pesquisas antropológicas a respeito do carnaval de Pelotas, da sexualidade dos adolescentes, da música – chorinho – em nossa cidade, entre outros assuntos.

O LEPAARQ transforma-se, portanto, em ambiente caracterizado pela inter e transdisciplinaridade ao integrar a Arqueologia e a Antropologia, e não só estas, mas também a Biologia, o Turismo, a Arquitetura, as Artes, a Geografia, a Filosofia, as Ciências Sociais e o ensino médio profissionalizante, através da participação de estudantes e professores deste conjunto de campos do conhecimento. Entre os entusiastas de tais vínculos, é imprescindível referir a atuação do Prof. Edgar Barbosa Neto, que vem estabelecendo a interface entre o Turismo e a Antropologia.

E, através desta trajetória exígua em tempo, larga em conteúdo e avanços, executam o Prof. Fábio Vergara Cerqueira, a Profa. Flávia Rieth e toda a equipe, composta principalmente de estudantes, mais uma e importante proposta do LEPAARQ, qual seja, traduzir os achados arqueológicos, os resultados das pesquisas, a colaboração nacional e internacional em uma publicação semestral denominada Cadernos do LEPAARQ. Textos de Antropologia, Arqueologia e Patrimônio, abrindo ainda mais as portas do laboratório e do Curso de História, para novas colaborações, e para garantir a divulgação do trabalho feito. E, aqui está o primeiro número, que muito me orgulha como Reitora da Universidade Federal de Pelotas poder fazer a apresentação.

Pelotas, 15 de Maio de 2004.

Material suplementar
Notas
Buscar:
Contexto
Descargar
Todas
Imágenes