Servicios
Servicios
Buscar
Idiomas
P. Completa
Editorial
Gustavo Tentoni Dias; Giancarlo Marques Carraro Machado
Gustavo Tentoni Dias; Giancarlo Marques Carraro Machado
Editorial
Argumentos - Revista do Departamento de Ciências Sociais da Unimontes, vol. 17, núm. 1, 2020
Universidade Estadual de Montes Claros
resúmenes
secciones
referencias
imágenes
Carátula del artículo

Editorial

Editorial

Gustavo Tentoni Dias
Universidade Estadual de Montes Claros, Brasil
Giancarlo Marques Carraro Machado
Universidade Estadual de Montes Claros, Brasil
Argumentos - Revista do Departamento de Ciências Sociais da Unimontes
Universidade Estadual de Montes Claros, Brasil
ISSN: 1806-5627
ISSN-e: 2527-2551
Periodicidade: Semestral
vol. 17, núm. 1, 2020


EDITORIAL

Estimadas(os) leitoras(es),

O ano de 2019 ficou marcado por desastres de várias ordens. Um dos mais notáveis aconteceu em Minas Gerais, numa área tomada por rejeitos de mineração da Vale. Trata-se do rompimento da barragem de Brumadinho, em 25 de janeiro de tal ano, que trouxe, com efeito, impactos sociais, ambientais e humanitários sem precedentes. A lama que cobriu e varreu a cidade foi responsável por centenas de mortes. Até o presente momento, infelizmente, há corpos desaparecidos.

É neste momento delicado de pós-tragédia que a revista Argumentos anuncia a publicação de sua primeira edição de 2020. Para não se esquivar deste e de tantos outros dilemas recentes que vêm assolando o país ? como o avanço desenfreado de mineradoras e de danosas práticas extrativistas sem as devidas regulamentações, aliadas ainda à ojeriza de certas governanças em relação às políticas socioambientais ?, o volume 17 traz o dossiê ?Conflitos ambientais?, organizado pelo Prof. Dr. Rômulo Barbosa (Unimontes-MG) e pela Profa. Dra. Lorena Fleury (UFRGS). O dossiê é fruto de articulações que se deram a partir de um grupo de trabalho coordenado por ambos no âmbito do 19º Congresso Brasileiro de Sociologia, realizado em 2019 na Universidade Federal de Santa Catarina.

A temática ?Conflito ambientais? se expressa desde a capa da Argumentos, onde é possível constatar alguns dos infortúnios provocados pela Usina de Belo Monte, no norte do Brasil. O dossiê aglutina cinco artigos com problematizações acerca de conflitos ambientais em diferentes contextos. Luciano Félix Florit e Ana Lúcia Bittencourt analisam os conflitos em torno d?água em Santa Catarina através de uma reflexão sob a perspectiva ética socioambiental. Fernando Rios de Souza e Herbert Toledo Martins discutem as particularidades da governança dos comuns e conflitos na gestão da bacia do Rio Itanhém, no extremo sul da Bahia. Já Queite Marrone Soares da Silva e Rumi Regina Kubo detalham os posicionamentos que permearam o 7º Encontro da Articulação dos Vazanteiros em Movimento. Maria Suellen Timoteo Correa, por sua vez, coloca em tela as dinâmicas territoriais e saber local em torno de conflitos em um bairro atingido pelo desastre de 2011 em Nova Friburgo (RJ). Por fim, mas não menos importante, Ana Carina Sabadin fecha o dossiê com uma abordagem sobre a construção social do problema ambiental das queimadas nos canaviais paulistas.

A revista Argumentos, como de praxe, também acolhe artigos que dialogam com temáticas condizentes às Ciências Sociais. O primeiro deles, intitulado ?Estado e meio ambiente: como concretizar um Estado de Direito Ambiental??, é de autoria de Chaiane Ferrazza Gomes, Lisianne Sabedra Ceolin e Ronaldo Bernardino Colvero. O texto objetiva compreender o conceito de Estado de Direito Ambiental e, através de uma discussão teórica-conceitual, vislumbra apresentar alternativas para viabilizar a sua concretização. O artigo seguinte, qual seja, ?Política econômica no Pachamamismo do Buen Vivir: um estudo teórico?, de Isaías Albertin de Moraes e Leandro Pereira Morais, traz a seguinte questão: há uma proposta de política econômica própria do Pachamamismo(denominação dada a corrente Indigenista-Pachamamista presente nos preceitos teóricos do Buen Vivir)? Os autores, para enfrentá-la, reivindicam uma abordagem sistemática por meio da avaliação crítica dos dados bibliográficos e documentais sobre a temática.

O terceiro artigo publicado é de autoria de Alessandro Luís Lopes de Lima. Nomeado de ?Vestígios de um quilombo paulistano: uma análise da paisagem arqueológica do bairro do Bixiga?, a produção evidencia uma análise da cartografia-histórica da cidade de São Paulo, e, para tanto, procura resgatar as permanências materiais na baixada da Saracura e a relação dessa antiga comunidade com a paisagem ao redor. O quarto e último artigo desta edição, ?Organização e dinâmica da mobilização e participação política: os grêmios estudantis das escolas públicas e privadas de Santa Maria ? RS?, de José Galdino Barreto Soares e José Carlos Martines Belieiro Junior, almeja compreender a atuação dessas entidades, a saber, os grêmios estudantis, a fim de constatar se conseguem mobilizar os estudantes não membros das direções a participarem das tomadas de decisão.

Já na seção Resenhas, a qual fecha a presente edição, temos algumas problematizações pertinentes em torno da obra ?Mineiros e Baianeiros: a configuração do englobamento, da exclusão e do entre-lugar em Minas Gerais?, de autoria de João Batista Almeida Costa, publicada em 2017 pela Editora Unimontes-MG. Lays Matias Mazoti Corrêa, responsável pela resenha, traz reflexões sobre o(s) entre-lugar(es) de dor, potência e de produção de pensamento nômade.

Boa leitura!

Gustavo Dias,

Giancarlo Machado,

e Comissão Editorial

Material suplementar
Notas
Buscar:
Contexto
Descargar
Todas
Imágenes
Modelo de publicação sem fins lucrativos para preservar a natureza acadêmica e aberta da comunicação científica
Visor móvel gerado a partir de XML JATS4R