Servicios
Servicios
Buscar
Idiomas
P. Completa
APRESENTAÇÃO
Os Editores
Os Editores
APRESENTAÇÃO
Revista Augustus, vol. 24, núm. 49, 2019
Centro Universitário Augusto Motta
resúmenes
secciones
referencias
imágenes
Carátula del artículo

Apresentação

APRESENTAÇÃO

Os Editores
UNISUAM, Brasil
Revista Augustus
Centro Universitário Augusto Motta, Brasil
ISSN-e: 1981-1986
Periodicidade: Trimestral
vol. 24, núm. 49, 2019


APRESENTAÇÃO

A presente Edição da Revista Augustus é fruto da parceria entre os programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local, do Centro Universitário Augustus Motta, UNISUAM, e do Programa Sustentabilidade em Recursos Hídricos, da UninCor, e apresenta em seu conteúdo os artigos selecionados do I Seminário Nacional Sustentabilidade em Recursos Hídricos.

O I Seminário Nacional Sustentabilidade em Recursos Hídricos teve como proposta a reunião de especialistas atuantes na área ambiental, com foco na sustentabilidade ambiental e recursos hídricos e a divulgação de resultados de pesquisas científicas relacionadas ao tema. A programação foi estruturada de forma a trazer a luz a discussão científica dos temas que se relacionam ao conceito de segurança hídrica, qual seja, o provimento dos usos múltiplos antrópicos e ecossistêmicos e a redução de riscos associados aos extremos hidrológicos de cheia e estiagem, tanto nos aspectos quantitativos quanto qualitativos.

A submissão de artigos no Seminário se deu em dois grandes temários: (1) Conservação ambiental e sustentabilidade e (2) Recursos hídricos e gestão de bacias. O que deu oportunidade aos participantes apresentarem pesquisas nas matérias do Desenvolvimento sustentável, Educação ambiental, Conservação dos solos, Mudanças climáticas, Planejamento territorial sustentável, Restauração florestal, Saúde ambiental, Segurança hídrica, Hidrologia florestal, Manejo racional da água, Qualidade da água, Dinâmica do solo e da água em bacias hidrográficas e Tratamento e reuso de efluentes industriais e esgotos sanitários. Observa-se, portanto, que são assuntos contemporâneos alinhados com os principais desafios da atualidade e que propiciam o elo entre academia, ciência, tecnologia e a demanda de mercado, objetivo a ser perseguido por programas de mestrados profissionais.

O resultado foram 52 artigos recebidos de 11 instituições de ensino. Para a presente edição são 15 artigos selecionados dos apresentados no Seminário e outros 10 artigos, objeto de pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa de Mestrado de Recursos Hídricos, que visam gerar bases técnicas para o desenvolvimento local sustentável.

É com alegria que os Editores da Revista Augustus apresenta esta edição, porque entendem tratar-se de contribuições importantes para os estudantes e pesquisadores dos dois programas e para a comunidade científica relacionada aos temas tratados, no âmbito da gestão ambiental e dos recursos hídricos no território, base de planejamento e gestão.

Desejamos a todos boa leitura.

Material suplementar
Notas
Buscar:
Contexto
Descargar
Todas
Imágenes
Modelo de publicação sem fins lucrativos para preservar a natureza acadêmica e aberta da comunicação científica
Visor móvel gerado a partir de XML JATS4R