Servicios
Servicios
Buscar
Idiomas
P. Completa
Pássaros (2014-2015)
Manuel Falleiros
Manuel Falleiros
Pássaros (2014-2015)
Revista Orfeu, vol. 1, núm. 2, 2016
Universidade do Estado de Santa Catarina
resúmenes
secciones
referencias
imágenes

Resumo: Composição de Manuel Falleiros1 para clarineta, saxofone, fagote e eletrônica ao vivo; escrita entre 2014 e 2015 para o grupo Unleabeled Ensemble2, estreada em 13 de outubro de 2015, dentro dos concertos do Ciclo de Música Experimental, organizado por Ibrasotope3 com apoio da Prefeitura de São Paulo. A estreia se dá no anfiteatro da Biblioteca Mário de Andrade, na cidade de São Paulo; e na ocasião, contando com a performance de Alexandre Torres Porres (eletrônica ao vivo), Maria Beraldo Bastos (clarineta), Ivan Ferreira (fagote) e do compositor, Manuel Falleiros (saxofone).

Carátula del artículo

Estreias

Pássaros (2014-2015)

Manuel Falleiros
Eca/USP, Brasil
Revista Orfeu, vol. 1, núm. 2, 2016
Universidade do Estado de Santa Catarina

Recepção: 29 Agosto 2016

Aprovação: 25 Outubro 2016

Introdução

A obra é inspirada no conto “Os Pássaros” da escritora britânica Daphne du Maurier, o mesmo conto em que foi baseado o filme homônimo de 1963 dirigido por Alfred Hitchcock. Contudo a obra, diferentemente do conto e do filme, pretende construir uma narrativa sonora imaginária sob uma perspectiva fenomenológica dos pássaros e não dos humanos, em relação aos eventos que transcorrem na história. Este recurso criativo é suportado pelo estudo sobre as capacidades de ressonância endoconceitual desenvolvido em tese de doutorado (Falleiros, 20124 ). Em seu aspecto formal, a peça conta com 13 seções nas quais são aplicados diferentes tratamentos de processamento eletrônico sobre o material escrito5 .

Pássaros (2014/15) Para clarineta, saxofone, fagote e eletrônica ao vivo


Dados técnicos
Dados técnicos
Do autor.



Pássaros
Do autor.




Do autor.




Do autor.




Do autor.




Do autor.




Do autor.




Do autor.

Material suplementar
Notas
Notas
1 Compositor, improvisador, saxofonista. Doutor em Processos Criativos pela USP. Pesquisador dos grupos “Música Experimental: práticas contemporâneas”, “CogNICS” e “CyberSOM”. Atualmente é supervisor da Escola Livre de Música da UNICAMP, desenvolve projeto de pedagogia musical baseado na improvisação e pesquisa em Livre Improvisação e criatividade.
2 Grupo idealizado por Alexandre Torres Porres “Como um coletivo de compositores e instrumentistas, o grupo pode assumir diferentes formações colaborativas a cada projeto. No grupo, os compositores podem também assumir um papel de intérprete em suas peças ou nas performances de outros compositores. Ademais, os intérpretes também possuem um papel colaborativo, seja apenas por receberem peças especialmente compostas para eles ou como improvisadores em peças que requerem uma improvisação dirigida, se configurando assim como uma espécie de co-autores.” Disponível em: , Acesso em: Agosto de 2016.
3 “O Ibrasotope é um núcleo que se dedica à produção e difusão de música experimental, atuante desde dezembro de 2007, e e desde então tem se dedicado à produção e difusão de música experimental. De 2007 até agora o Ibrasotope já produziu em sua sede mais de 100 concertos com artistas nacionais e internacionais. [...] Ao longo de sua trajetória, o Ibrasotope tem realizado também eventos diversos em colaboração com instituições como Centro Cultural São Paulo, SESC-SP, Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, Praça Victor Civita, MIS-SP, Biblioteca Mário de Andrade, dentre outras instituições culturais.” Disponível em: . Acesso em: Agosto de 2016.
4 FALLEIROS, Manuel S. Palavra Sem Discurso: Estratégias Criativas na Livre-Improvisação. Tese (doutorado) – ECA/USP. São Paulo, 2012
5 Partes cavadas ou demais detalhes sobre a obra podem ser requisitados diretamente ao autor: mfall@unicamp.br.

Dados técnicos
Dados técnicos
Do autor.


Pássaros
Do autor.



Do autor.



Do autor.



Do autor.



Do autor.



Do autor.



Do autor.
Buscar:
Contexto
Descargar
Todas
Imágenes